Atendimento Psicopedagógico

A Psicopedagogia é a área de conhecimento que lida com o processo de aprendizagem humana. Embasados nessa visão a EDUCACENTER oferece o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão. Na avaliação psicopedagógica são utilizadas técnicas específicas onde ao final da referida avaliação, o profissional terá informações suficientes não só para esclarecer as reais causas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelo paciente, como também para realizar o atendimento psicopedagógico terapêutico para a melhora dos sintomas, caso seja necessário. São duas etapas fundamentais para uma boa avaliação: 

1) DIAGNÓSTICO ou AVALIAÇÃO 

É uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Trata-se do não-aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não-revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.

 

Entrevista Familiar 

É o primeiro encontro dos responsáveis com o Psicopedagogo para uma entrevista, a qual serão relatadas as queixas do não-aprender. São comuns as seguintes falas: "Ele estuda, mas na hora da prova, não lembra." "Lê bem, mas não consegue escrever." "Não para quieto, a professora diz que não consegue se concentrar." "Está com rendimento inferior aos colegas da sala de aula." "É muito tímido e não pergunta quando tem dúvida." "Está muito agressivo em casa e não quer estudar." "Se distrai facilmente."  Entre outras queixas.

 

Diagnóstico Psicopedagógico ou Avaliação Psicopedagógica 

São realizadas em média seis sessões com aplicação de Estratégias investigativas específicas.

 

Anamnese 

Uma entrevista realizada somente com os pais ou responsáveis, ou com o adolescente, que tem por objetivo colher dados significativos sobre a história de vida do paciente.

 

Devolução ou Devolutiva: 

Sessão em que o Psicopedagogo informa o modelo de aprendizagem do sujeito, o que já aprendeu, o que pode aprender, o que interfere no aprender do ponto de vista afetivossocial, o prognóstico, recomendações e indicações. 

2) ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO 

É a segunda etapa do Atendimento Psicopedagógico.

O profissional irá utilizar diversos recursos, de acordo com as dificuldades ou distúrbios apresentados, com caráter interdisciplinar, integrando princípios de várias áreas do conhecimento, como a Pedagogia, Psicologia, Neurociência, Linguística, entre outras. 

Em suma destaco ainda que o objetivo do atendimento psicopedagógico da EDUCACENTER é amenizar as dificuldades de aprendizagem dos educandos, tendo como tarefa a investigação e a intervenção para compreender o significado, a causa e a modalidade de aprendizagem do sujeito, com o intuito de sanar as suas dificuldades. Visamos ainda, o aperfeiçoamento de aspectos voltados à melhoria gradativa das condições de aprendizagem e autoestima do sujeito.

 

Fale Conosco

Você tem dúvidas, comentários ou gostaria de saber mais sobre a EducaCenter?
Utilize nossos canais de comunicação para que possamos aprimorar nossa experiência com você usuário.