Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem

Qual é a diferença entre ‘dificuldade de aprendizagem” e “transtorno de aprendizagem”?

Há uma diferença entre “dificuldade de aprendizagem” e “Transtorno de aprendizagem”.

Ambos merecem atenção e faz-se necessário elucidar os sinais e sintomas o mais cedo possível. Mas quando se trata da “dificuldade de Aprendizagem” refere-se a um conjunto de peculiaridades que fazem com que o indivíduo possua uma maneira diferenciada para desenvolver o processo de aprendizagem. A dificuldade de Aprendizagem está comumente associada a dificuldades cognitivas, deficiências visuais, auditivas, motoras, atraso mental, problemas emocionais, culturais ou até mesmo sócio econômicos. Boa parte deste problema é resolvido e superado através de uma abordagem psicopedagógica multidisciplinar estruturada, como oferecemos na EducaCenter.

Já os transtornos de aprendizagem, são classificados dentro de um conjunto específico de sinais e sintomas, que se enquadram num diagnóstico, relacionado a uma alteração neurológica, cognitiva e ou biológica. O cérebro, nestes casos, apresenta uma forma diferenciada de funcionamento, muitas vezes sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional. Os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias durante os anos de estudo. O quadro de sinais e sintomas pode não ser reversível, mas é possível obter melhora no rendimento acadêmico desde que o paciente seja inserido em métodos de ensino e tratamentos adequados às suas demandas específicas. 

Tanto os transtornos de aprendizagem, bem como a dificuldade de aprendizagem são diagnosticados na infância. Os sinais e sintomas são perceptíveis aos olhos dos pais e professores. Entretanto, alguns indivíduos não recebem uma avaliação correta na infância. Muitas vezes, estes indivíduos já estão no ensino médio ou superior e até mesmo já são adultos no mercado de trabalho quando recebem o diagnóstico.

Fale Conosco

Você tem dúvidas, comentários ou gostaria de saber mais sobre a EducaCenter?
Utilize nossos canais de comunicação para que possamos aprimorar nossa experiência com você usuário.